domingo, 21 de agosto de 2011

Dor da alma

                 Trazemos em nossas vidas desejos  em busca de um sentido que explique a nossa existencia e que se tornam vivos através dos nossos sonhos, queremos receita pronta para felicidade e amor, traçamos metas, fazemos planos,sonhamos acordados e direcionamos toda nossa vida em busca da felicidade e do amor.
         Todos dizem que a felicidade esta basiada em conquistas dos sonhos, em fazer o que manda o coração, mas até onde isso realmente é verdade.
        Afirma-se no livro sagrado que o coração é a fonte de todo mal desejo, pois do coração sai a  paixão e é essa paixão que muitas vezes nos põe na mão dos desconhecidos, que nos desestabiliza, nos confunde e por isso nos destrói com doses lentas da maldade de quem tem na mão o apaixonado e não se refere somente a pessoas mas também a coisas que excitam em nós paixões dominadoras e por assim devastadoras, que causam um  efeito de perdas de nós mesmos pelo caminho, daquilo que nos faz verdadeiros conosco, que da sentido.
       Se o amor fere parece que não ha sentido nele; se a conquista material vem pra trazer o gosto da felicidade mas parece que nunca basta, é porque o coração continua la, precisando de um complemento e  segue sedento, frustrado e vazio, por que acredita que depende do outro pra ser feliz, que precisa das coisas que ditam as regras, mas no fundo lhe parece que os outros não se  importam... esperar do outro é distante, por que a grande maioria das pessoas só aprendeu a receber, no seu egoísmo de só olhar a própria dor... mas quem só aprendeu a doar- se por amor , muitas vezes se perde nas palavras duras trocadas, sofre quando tudo o que se dá nem sempre parece ser o bastante, ser suficiente... Então segue seu caminho mergulhado na tristeza de não receber e vendo que tudo que se deu não teve importancia alguma para o outro, para aquele à quem buscou se entregar, aquele que estava no seu coração. Muitas vezes esperamos que isso aconteça, que o outro esteja preparado para receber seu amor e retribua... mas nem sempre é possível por que na verdade se dar muitas vezes  não é tão dificil quanto receber, pois para receber é preciso baixar a guarda, é preciso se abrir, perder o medo de ser machucado pelo outro. Quando nos abrimos acreditamos que corremos o risco de sermos feridos pelo outro, mas quando nos fechamos evitamos tambem que o amor entre. Quando nos doamos ao outro acreditamos estar mais protegidos mas nem sempre temos o cuidado e a atenção do outro, pois muitas pessoas não valorizam aquilo que se da por amor da mesma forma que nós, pois são diferentes, tem dores diferentes. Quando Cristo nos ensina a dar a outra face tem o sentido que o outro só pode fazer mal a nós se assim permitirmos.
            Ja as conquistas materiais que vem com uma proposta de felicidade nunca completada e saciada, pois não se sacia o coração com uma substancia diferente da sua  natureza, por que qualquer corpo estranho detectado pelo organismo humano é repelido por não fazer parte da mesma  natureza, ou seja, não se completa o coração com coisas materiais, essas são para amenizar nossas dores nos trazendo satisfação momentanea e nos colocando em um circulo vicioso, sem fim, ou melhor colocando um fim nos sonhos frustrados por não se poder partilhar.
            O coração traz a sensação de sempre estar faltando algo, pois precisa do externo que o complete e de sentido, ja a alma é única por natureza, sua natureza é divina e por esse motivo se explica a busca por Deus, pois sua substancia é a mesma que a da alma humana; por isso uma oração faz as pessoas se sentirem saciadas, o coração é como um vaso que recebe coisas boas e ruins por isso nos confunde, ja a alma só consegue receber coisas boas, por isso o desejo da alma da sentido verdadeiro as nossas conquistas e sentimentos, por que vem sobre a luz de quem te conhece de fato, por te conhecer te ama, te acolhe, te entende, não despreza o que tem pra oferecer pois conhece seus limites, seus defeitos, não te agride por suas falhas te ama ainda mais, isso sim faz se sentir forte e que tudo valeu a pena se tratando de amor de vida.

           
          A alma sabe o que necessita e o que te completa de fato, o coração deixa dúvidas enquanto a alma certezas, quem ouve a alma jamais se decepcionará, pois é desta forma que se entende o divino e tudo que Ele tem como planos pras nossas vidas, qualquer conquista seja ela sentimental ou material vindo da alma faz com que  se encontre a verdadeira felicidade.
           Por isso a dor da alma é profunda, a dor do coração passa, por mais que demore, se cura por si só, um coração ferido por um amor que foi embora se cura quando outro chega, a dor da perda de uma conquista vinda do coração se cura, quando se conquista outro bem semelhante ou melhor, enquanto a dor da alma nos paralisa, mina nossas energias, nos entristece sem motivo nenhum aparente, pois parece que tudo esta perdido de fato, a dor da alma faz brotar lágrimas até em quem não chora por qualquer motivo, vejo pessoas que partilham suas vidas comigo e dizem que deixaram seu grande amor e suas conquistas pra traz , por que suas almas doiam ao ponto de perderem até aquilo que é importante pra si, por amor ao outro vão embora, e sofrem ainda mais com isso, suas almas doem e extravazam em prazeres, em busca por qualquer forma de amor que refrigere sua alma por um momento que seja, mas não aguentam mais, sentem vontade de morrer o todo tempo, destroem tudo que conquistaram e tocaram e são tristes por isso.
           Mas ha esperança pra tudo isso, por que chegou a hora e ela veio pra curar nossas almas, pois o amor de Deus esta vendo a dor das nossa almas e com sua mão ferida pelos pregos, nos toca e nos traz a certeza que só seu amor pode nos curar, por que Ele matou a dor por dentro para que sua alma encontrasse a paz.  Sonhe com a alma, ame com a alma, só assim deixará este mundo com o  sentimento de que veio e fez o que tinha que ser feito por você e pelo outro, ........que nossas almas sejam curadas.



" não precisamos de algo ou alguém que nos complete, temos que ser um, para partilhar o amor"

Texto: Cris Campos
Imagens da net